domingo, 20 de março de 2011

O Núcleo de Medicina Tropical

O Núcleo de Medicina Tropical é uma unidade de integração da UFPA destinada ao ensino de pós-graduação, pesquisa e extensão na área de Doenças Tropicais e demais temas de interesse amazônico.

O Núcleo tem como missão promover a articulação e integração nas diferentes áreas da saúde, no campo da Patologia regional com o propósito de fomentar o desenvolvimento sócio-ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população amazônica. Além disso, tem como visão estratégica tornar-se um centro de excelência regional, de repercussão nacional e internacional no ensino, na pesquisa e na extensão.

Quanto à estrutura física, o Núcleo conta com oito laboratórios, dentre eles o de Análises Clínicas, Clínica e Epidemiologia de Doenças Endêmicas, Ecotoxicologia e Saúde Humana, Imunopatologia, Neurologia Tropical, Protozoologia, Patologia e Citopatologia e Biologia Molecular. Dispõe também de biblioteca, seis consultórios médicos e um de Enfermagem. Estes laboratórios auxiliam no desenvolvimento de pesquisas, principalmente, sobre hanseníase, malária, hepatite, esquistossomose, leishmaniose, contaminação por mercúrio, saúde indígena e outras que, paralelamente, beneficiam a população oferecendo atendimento gratuito nas áreas de patologia, parasitologia, micologia, citopatologia e histologia.

O Núcleo oferece os cursos de Especialização em Saúde e Ciências Sócio-Ambientais, Doenças Tropicais, Toxicologia e Epidemiologia, e conta com os Programas de Mestrado e Doutorado em Doenças Tropicais. Possui diversos projetos de pesquisa em parceria com instituições locais e usufrui de apoio financeiro do CNPq, CAPES, SECTAN e FINEP.

A comunidade interna é composta por 1 docente com Pós-doutorado e 13 com doutorado; 7 servidores com nível superior, sendo 1 com doutorado, 2 com mestrado, 1 com mestrado incompleto e 3 com especialização, além de 11 servidores com nível médio.

Até 2007, na área de pesquisa, o Núcleo aprovou vários projetos com financiamento externo, publicou artigos em revistas de circulação nacional e internacional, aprovou especialistas, 123 dissertações de mestrado. Atualmente, há 47 alunos matriculados no curso de mestrado, 10 no curso de doutorado e, apesar de não ter curso de graduação, o NMT desenvolve programas de Iniciação Científica em que vários bolsistas têm sido vinculados nos diferentes projetos de pesquisa.

Diretor Geral: Juarez Antônio Simões Quaresma

Diretora-Adjunta: Luisa Carício Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário